2010-10-05

100 anos de República!

Parabéns à República (de Portugal) pelo seu aniversário.

Hoje cheguei à conclusão que a idade da reforma em Portugal nunca deveria ultrapassar os 64 anos, pois foi essa a idade em que a República Portuguesa teve uma grande reforma.



Existem sempre razões para discordar de um sistema político, mas o estado actual da república parlamentar portuguesa às vezes deixa muita "para lamentar".

Em comemoração do aniversário hoje coloquei a seguinte proposta no site Cortar na Despesa criado pelo segundo partido com maior representatividade no parlamento.

Explicite o organismo, empresa ou programa a que se aplica a sua proposta:
Assembleia da República

Descreva a(s) sua(s) proposta(s):
Menos deputados mas o mesmo peso no parlamento.
Explicação: Como os deputados normalmente votam sempre de acordo com as indicações do partido, sugeria que o número efectivo de deputados fosse reduzido mas que um mesmo deputado valesse em votos na assembleia o numero de deputados virtuais que representasse.

Tem ideia ou consegue fazer uma estimativa de quanto é que a sua proposta permitirá poupar? (opcional)
N*G
N - número de deputados transformados em "virtuais"
G - gasto mensal com um deputado (salários, ajudas de custo, pessoal, futuras reformas, etc..)



Já agora acho uma boa ideia e só é pena que não tenha o governo copiado essa e outras ideias do presidente Obama.
Acho que os cidadãos necessitam de maior proximidade com os órgãos de gestão locais, regionais e nacionais e de meios de participação e verificação desses mesmos órgãos.
Sítios em que os cidadãos pudessem reportar estradas com buracos, sinais de trânsito em falta ou confusos, fugas de água em via pública, má ou falha na iluminação pública (como por exemplo o sítio Participe Pontos Negros) deveriam existir e ser de iniciativa governamental. Os cidadãos deveriam poder reportar essas situações num só local e depois seguir o estado da sua petição (se foi aceite, se vai ser resolvida , se foi resolvida ,...).
Na era digital, um governo digital, necessita de participação e auditoria digital.

Parabéns República Portuguesa!

No comments:

Post a Comment

Os comentários são moderados.
The comments are moderated.