2009-06-13

Novas cidades de Portugal

"A Assembleia da República aprovou, por unanimidade, a elevação de 22 povoações a vilas e a criação de cinco cidades, (...)"

"Foram elevadas a cidade as localidades de Valença (Viana do Castelo), Senhora da Hora (Matosinhos), S. Pedro do Sul (sede do concelho), Samora Correia (Benavente) e Borba (Évora)."

"À categoria de vilas passaram as localidades de Castro Laboreiro (Melgaço) e Soajo (Arcos de Valdevez), ambas no distrito de Viana do Castelo, Arões de S. Romão (Fafe), no distrito de Braga, Lordelo, distrito de Vila Real, e Ancede (Baião), Guifões (Matosinhos), Vilarinho (Santo Tirso), Senhora Aparecida (Lousada) e Madalena (Vila nova de Gaia), todas no distrito do Porto.

No distrito de Aveiro passaram à categoria de vila as povoações de Soza (Vagos) e Valongo do Vouga (Águeda), enquanto o distrito de Coimbra viu subir a vila as localidades de S. Pedro, Marinha das Ondas, Lagos e Tarazede, todas no município da Figueira da Foz.

(...)as povoações de Foz do Arelho e À-dos-Francos, ambas nas Caldas da Rainha, distrito de Leiria, e Olival (Ourém), distrito de Santarém.

(...) as localidades de Prior Velho (Loures), Casal de Cambra (Sintra) e Montelavar (Sintra), no distrito de Lisboa, e Bensafrim (Lagos), distrito de Faro."


Fonte: http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Nacional/Interior.aspx?content_id=1260832

Finalmente a minha Localidade/Vila passou a Cidade!!! Falta-me saber o que isso vai trazer de melhorias....

Actualização: algumas pessoas fazem confusão pelo que fica aqui a nota: ser elevada a cidade não significa que terá directo a Câmara Municial (isso é reservado à sede de Conselho), mantêm-se as juntas de freguesia.
Segundo a lei nº 11/82 de 2 de junho para ser cidade (salvo quando há importantes razões de natureza histórica, cultural e arquitectónica (art. 14)) a povoação que terá de já ser vila (isto é reposnder também a esses requesitos) tem de ter (art .13): mais de 8.000 eleitores num aglomerado populacional urbanizado contínuo; pelo menos metade dos seguintes equipamentos colectivos: instalações hospitalares com serviço de permanência, farmácias, corporação de bombeiros, casa de espectáculos e centro cultural, museu e biblioteca, instalações de hotelaria, estabelecimento de ensino preparatório e secundário, estabelecimento de ensino pré-primário e infantários, transportes públicos (urbanos e suburbanos) e parques ou jardins públicos.
No caso da Senhora da Hora: esta tem instalações hospitalares com serviço de permanência (Hospital de Pedro Hispâno), farmácias (4), centro cultural(junta e silo do northshopping?), biblioteca (na junta),instalações de hotelaria (recordo-me pelo menos de uma hospedaria, não sei se contará), estabelecimento de ensino preparatório e secundário, estabelecimento de ensino pré-primário e infantários, transportes públicos (urbanos e suburbano) e/ou parques ou jardins públicos. Penso que não tem da lista: corporação de bombeiros, casa de espectáculos (não sei se os cinemas contam), museu. Até acho que tem mais coisas da lista que S. Mamede de Infesta e Matosinhos (cidades há mais anos do mesmo concelho)!

No comments:

Post a Comment

Os comentários são moderados.
The comments are moderated.