2007-11-16

Uma ilusão celebral engraçada

Cliquem na figura e respondam: para que lado a mulher gira?



Recebi a seguinte explicação:

TESTE CEREBRAL - SENTIDO HORÁRIO OU ANTI-HORÁRIO?
Segundo alguns estudiosos, se você vê a mulher girando no sentido horário, significa que trabalha mais o lado direito do cérebro. Se, no entanto, você a vê girar no sentido anti-horário, utiliza mais o lado esquerdo do cérebro. Em geral, começa-se vendo o giro no sentido horário. Quando se consegue formular mentalmente questões matemáticas (que usam o lado racional do cérebro, o esquerdo), passa-se a ver a mulher girando no sentido anti-horário. Aí, se se começa a cantar, nova mudança para o sentido horário (cantando você usa o lado direito, subjetivo, artístico). Um pouco de persistência e se notam as alternâncias provocadas pelos focos em temas objetivos e subjetivos.

É interessante notar que se consegue ver o instante em que a figura pára e muda o sentido de giro.


É giro, não é? :-)

2 comments:

  1. Muito, muito estranho! Eu descobri a técnica para se conseguir "inverter" o sentido de rotação da imagem. Basta olhar para lá (vendo um sentido de rotação), depois olhar para um ponto um bocado ao lado, de maneira que perifericamente a imagem ainda lá esteja, embora não focada, de seguida imaginar a figura a rodar ao contrário e por fim voltar a olhar para a imagem. Em princípio, a imagem estará a rodar no outro sentido. Pode é ser necessário mais do que uma tentativa.

    Ah, descobri que se a imagem estiver mais pequena, ajuda.

    ReplyDelete
  2. Também ajuda tapar com a mão a imagem toda menos o pé. Apenas com o pé tentamos imaginar a rotação "contrária à natural", que deve ser fácil porque o pé estando proximo do cetnro tem pouca velocidade linear. Depois destapamos a figura devagar, e ela deve acompanhar a rotação que imaginamos para o pé.

    ReplyDelete

Os comentários são moderados.
The comments are moderated.