2007-03-14

Malásia treina cães para encontrar CD´s ilegais

A Malásia vai usar dois cães-polícia no combate à pirataria de filmes e música, tornando-se o primeiro país do mundo a usar animais para encontrar gravações ilegais, escondidas em cargas.

Duas fêmeas de raça labrador, Flo e Lucky, demonstraram as suas capacidades farejando uma série de caixas lacradas. Ao encontrarem um pacote, as cadelas sentaram-se diante dele, sinalizando o conteúdo suspeito aos polícias.

«É eficaz tanto em custo, quanto em tempo», disse o ministro do Interior, Shafie Apdal, acrescentando que os animais gastaram apenas 10 minutos para controlar uma série de caixas que agentes de segurança vistoriam num dia inteiro.

Treinadas por um especialista da Irlanda do Norte, que normalmente ensina cães a encontrar bombas, Lucky e Flo podem achar discos, mas não conseguem fazer a distinção entre CD´s e DVD´s ou entre legítimos e piratas, servindo apenas para sinalizá-los em caixas improváveis ou não registadas.

Os cães serão treinados durante um mês, realizando buscas em postos de fronteira, hangares de mercadorias e centros de armazenamento, para que o governo decida se deve criar uma unidade canina permanente de combate à pirataria.

A Malásia, que aparece numa lista de vigilância dos EUA contra pirataria, tem acelerado esforços para acabar com a distribuição de produtos falsificados num momento em que negocia um acordo de livre comércio com aquele país.

Fonte

No comments:

Post a Comment

Os comentários são moderados.
The comments are moderated.