2007-06-03

Uso de Multibanco

Há uns dias comentei um post noutro blog sobre a novas regra de uniformização de multibancos na europa.

Essa novas regras vêm retirar serviços aos MBs portugueses e aplicar taxas de levantamento de dinheiro, entre outras coisas.

Sendo o assunto de interesse gerenalizado mostro aqui o meu comentário ao referido post que conclui:

(..) O problema destas taxas é que, simplesmente, não têm fundamento. As caixas multibanco poupam milhões de euros aos bancos. Tudo é feito digitalmente, sem a mediação activa de terceiros e sem gastos de recursos (papeis, selos, etc..).

Portanto, se as taxas forem aprovadas, de agora em diante irei _sempre_ a uma caixa (das antigas, com alguém a dar cara) e, na medida de possível, irei fazê-lo perder o máximo de tempo possível. Sugiro que façam o mesmo. Se toda a gente começasse a usar as caixas tradicionais, a ver se as taxas não eram mas é pagas a nós…


O meu comentário:

Alguns bancos já cobram diferente no caso de se usar o serviço via multibanco, via pessoal ou via net.

Por exemplo o BPI cobra mais pela emissão de cheques se tratado num balção.
O Santander para empresas (pelo menos) tem para alem de uma taxa trimestral (despesas de manutenção …que não se entende) custos para transferencias interbancárias e outras diferenciados conforme o meio de acesso.

A SIBS (a empresa que gere os multibancos) cobra às empresas de serviços uma dada taxa pelo pagamento de uma referência bancária e também pelo pagamento via multibanco nas caixas.
As empresas poderão devido a isso cobrar mais a quem queira pagar desse modo.
Na Alemanha, por exemplo, o cliente é que paga isso implicitamente ao usar o cartão fora das caixas automáticas do respectivo banco. Assim uma pessoa que queira poupar irá levantar dinheiro na caixa automatica do seu banco e depois irá fazer as suas compras.

Para além desta coisas a Europa quer uniformizar os serviços disponíveis o que vai retirar um grande número de serviços das caixas, o que eu acho errado! A SIBS neste caso presta um optimo serviço pela compra de bilhetes da CP, para espetáculos, etc..

Os outros que mudem! Não existe razão para tal alteração. Deve sim ser obrigatória a disponibilização de uma base de serviços standard em inglês internacional, mas não impedir a existância de mais na lingua nativa.


Existe na Net uma "Petição CONTRA as comissões sobre Levantamentos em ATMs (Multibanco)"

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