2007-08-02

Bento XVI dá graças pelos 100 anos da fundação do Escutismo

CIDADE DO VATICANO, terça-feira, 3 de Julho de 2007

Bento XVI reconheceu os frutos que o escutismo ofereceu ao mundo e à Igreja, ao celebrarem os cem anos da sua fundação.

Este reconhecimento está expresso na carta dirigida ao Cardeal Jean-Pierre Ricard, Arcebispo de Bordéus e Presidente da Conferência Episcopal de França.

A 1 de Agosto celebra-se o centenário da abertura, na ilha de Brownsea, na Inglaterra, do primeiro acampamento de escuteiros, organizado por Sir Lord Baden-Powell (1857-1941), fundador do Movimento Mundial do Escutismo.

"desde há um século, através do jogo, da acção, da aventura, do contacto com a natureza, da vida em equipa e do serviço aos outros, o Escutismo oferece uma formação integral a todos quantos estão unidos por aquele ideal", recorda o Papa na sua carta escrita em francês.

"com o tempo, surgiram movimentos de escuteiros com uma clara identidade católica", que se estenderam em numerosos países. "fecundado pelo Evangelho -- acrescenta --, o escutismo não é só um lugar de autêntico crescimento humano, mas também o lugar de uma proposta cristã forte e de uma verdadeira maturação espiritual e moral, assim como de um autêntico caminho de santidade"

"o sentido de responsabilidade que desperta a pedagogia do escutismo leva a uma vida na caridade e ao desejo de pôr-se ao serviço do próximo, a exemplo de Cristo servidor, baseando-se na graça que Cristo oferece, em particular através dos sacramentos da Eucaristia e da Penitência."

O Papa refere ainda na carta a "fraternidade dos escuteiros" que "faz parte de seu ideal inicial e que constitui, em particular para as jovens gerações, um testemunho do que é o Corpo de Cristo, no qual, segundo a imagem de São Paulo, todos estão chamados a cumprir uma missão desde o lugar que lhes corresponde, a alegrar-se com o progresso dos outros e a apoiar os seus irmãos nas actividades".

"Agradeço ao Senhor por todos os frutos que, ao longo deste século, o Escutismo ofereceu", confessa, apelando aos escuteiros católicos para que continuem o seu caminho, propondo "aos rapazes e raparigas de hoje uma pedagogia que forme neles uma personalidade forte, fundada em Cristo e desejosa de viver os altos ideais de fé e da solidariedade humana".

A carta conclui com um conselho de Lord Baden-Powell: "sede sempre fiéis à vossa promessa escutista, mesmo que tenhais deixado de ser jovens, e que Deus vos ajude a proceder assim!".

E o Papa acrescenta: "quando o homem se esforça por ser fiel às suas promessas, o próprio Senhor fortalece os seus passos".

-- Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE)

No comments:

Post a Comment

Os comentários são moderados.
The comments are moderated.