2007-02-06

Clarificação sobre o referendo

A pergunta do próximo referendo é: "Concorda com a despenalização da interrupção voluntária da gravidez, se realizada, por opção da mulher, nas primeiras dez semanas, em estabelecimento de saúde legalmente autorizado?"

Tenho colegas que para não votar não dizem que não vão votar ou vão votar em branco/nulo!

Vou fazer então uma clarificação sobre o sentido do voto.
O voto 'SIM' que dizer que se concorda "com a despenalização da interrupção voluntária da gravidez, se realizada, por opção da mulher, nas primeiras dez semanas, em estabelecimento de saúde legalmente autorizado".

Ou seja, é necessário concordar com tudo o acima indicado para dizer 'SIM' e basta discordar de um dos pontos para dizer 'Não'!

Como se já não fosse dividir opiniões somente uma parte da pergunta juntam todos os elementos!
Uma ajuda: por cada ponto que concorde conte 1 ponto. Se no final obtiver 4 pontos vote 'SIM'. Se obteve outro resultado vote 'NÃO'.
  • A despenalização, ou seja tornar o acto legal (não significa torná-lo moralmente aceitável). Significa que a pessoa não será sujeita a tribunal e talvez a possível tempo de prisão ou outra pena (não que alguma mulher tenha sido punida em tribunal nos últimos 30 anos, se bem que umas duas dezenas tenha ido a tribunal). Se acha que a mulher deve ir a tribunal e alguma pena deveria ser atribuída (mesmo trabalho comunitária) vote 'NÃO'.

  • a opção ser somente da mulher. Se acha que o homem também terá uma palavra a dizer vote 'NÃO'.

  • nas primeiras 10 semanas, se achar que é tempo demais vote 'Não'. Se achar que o tempo é curto ou está certo considere 1 ponto.

  • em estabelecimento de saúde legalmente autorizado. Se achar que mesmo em estabelecimento não autorizado não deveria ser crime vote 'NÃO'. É que muitas mulheres por razões de distância, anónimato e mesmo monetárias poderão não quer/poder ir a estabelecimento autorizados.


Acho que não houve ninguém que durante a pré-campanha e campanha actual que tenha esclarecido isto!

Vão votar e bom voto.

1 comment:

Os comentários são moderados.
The comments are moderated.