Tenho colegas que para não votar não dizem que não vão votar ou vão votar em branco/nulo!
Vou fazer então uma clarificação sobre o sentido do voto.
O voto 'SIM' que dizer que se concorda "com a despenalização da interrupção voluntária da gravidez, se realizada, por opção da mulher, nas primeiras dez semanas, em estabelecimento de saúde legalmente autorizado".
Ou seja, é necessário concordar com tudo o acima indicado para dizer 'SIM' e basta discordar de um dos pontos para dizer 'Não'!
Como se já não fosse dividir opiniões somente uma parte da pergunta juntam todos os elementos!
Uma ajuda: por cada ponto que concorde conte 1 ponto. Se no final obtiver 4 pontos vote 'SIM'. Se obteve outro resultado vote 'NÃO'.
- A despenalização, ou seja tornar o acto legal (não significa torná-lo moralmente aceitável). Significa que a pessoa não será sujeita a tribunal e talvez a possível tempo de prisão ou outra pena (não que alguma mulher tenha sido punida em tribunal nos últimos 30 anos, se bem que umas duas dezenas tenha ido a tribunal). Se acha que a mulher deve ir a tribunal e alguma pena deveria ser atribuída (mesmo trabalho comunitária) vote 'NÃO'.
- a opção ser somente da mulher. Se acha que o homem também terá uma palavra a dizer vote 'NÃO'.
- nas primeiras 10 semanas, se achar que é tempo demais vote 'Não'. Se achar que o tempo é curto ou está certo considere 1 ponto.
- em estabelecimento de saúde legalmente autorizado. Se achar que mesmo em estabelecimento não autorizado não deveria ser crime vote 'NÃO'. É que muitas mulheres por razões de distância, anónimato e mesmo monetárias poderão não quer/poder ir a estabelecimento autorizados.
Acho que não houve ninguém que durante a pré-campanha e campanha actual que tenha esclarecido isto!
Vão votar e bom voto.
Boa perspectiva!
ReplyDelete