2007-04-23

Mais um aviso falso que circula na net

Recebi no mail mais um aviso que vim a descobrir ser falso.

O ACTIMEL fornece ao organismo uma bactéria chamada L.CASEI. Esta substancia é gerada normalmente por 98% dos organismos, mas quando é administrada externamente por um tempo prolongado, o organismo deixa de produzi-la e paulatinamente "esquece" que deve faze-lo e como faze-lo, sobretudo em pessoas menores de 14 anos.
Na realidade, surgiu como um medicamento para essas poucas pessoas que não o produziam naturalmente, mas esse universo era tão pequeno que o medicamento não se tornou rentável; para render algum dinheiro foi vendida a sua patente a empresas alimentícias.
Descobri hoje que a "Secretaria de Salud", autoridade espanhola, obrigou a ACTIMEL (La Serenisima) a indicar na sua publicidade que o produto não deve consumir-se por um tempo prolongado; e cumpriram, mas de uma forma tão subtil que nenhum consumidor o percebe (p.ex. desafio actimel: consuma-o durante 14 dias" o "faça de Agosto o seu acti-mês").

Se uma mãe decide completar a dieta com ACTIMEL, não percebe nenhum aviso sobre o seu inconveniente e não vê que pode estar a provocar um dano importante ao futuro dos seus filhos ou ao seu, por causa das manipulações publicitarias da multinacional DANONE para incrementar os seus benefícios sem lhes importar a saúde dos onsumidores.


Resposta da Danone http://www.actimel.pt/pdf/noticia.pdf

Nota informativa sobre Actimel, relativamente a uma informação falsa que circula na Internet
- Conhecemos a existência desta informação; trata-se de uma mentira originária da Argentina que é totalmente falsa e errónea; não tem qualquer tipo de fundamento.
- Nenhuma autoridade sanitária realizou nunca as manifestações que constam deste correio electrónico e, desta forma, nunca se proibiu nem recomendou limitar o consumo deste produto.
- O corpo humano não gera nenhum tipo de bactéria e, como tal, é absolutamente impossível que o nosso organismo deixe de gerar L. casei, quando nem sequer o produz.
- O consumo de Actimel não está restringido a nenhuma idade nem a nenhuma duração limitada no tempo. Como todo o alimento, pode ser consumido regularmente no contexto de uma dieta equilibrada.
- Actimel não surge como medicamento e a sua patente não foi comprada. Actimel surge fruto do trabalho de inovação e investigação da Danone no mercado dos leites fermentados, e foi a própria empresa quem pilotou e desenvolveu o produto no seu centro de investigação e desenvolvimento.
- Tomar Actimel durante o período de lactância ajuda à recuperação das defesas da mãe depois do parto e melhora a função gastrointestinal do lactante.
- Desde o seu lançamento no mercado, em 1995, 34 estudos científicos demonstraram que o consumo de Actimel melhora os distintos parâmetros das defesas naturais do organismo: acção benéfica na microflora intestinal, melhoria do funcionamento do epitélio intestinal e modulação do sistema imunitário.
Ficamos à sua disposição para qualquer outra informação que possa necessitar.
Lisboa, Abril de 2007
Serviço de Atendimento ao Consumidor
Danone Portugal, SA
Tel: 808297919

No comments:

Post a Comment

Os comentários são moderados.
The comments are moderated.